Que a alimentação é algo fundamental para a nossa saúde, isso já sabemos. Mas em tempos de Coronavírus, os cuidados com o que comemos se tornam ainda mais importantes, já que nosso sistema imunológico precisa estar fortalecido e as fontes naturais de nutrientes ajudam a manter o organismo em bom funcionamento. Pensando nisso, o curso de Nutrição da Asces-Unita preparou a Cartilha Nutrição e Covid-19, com o objetivo de informar à população sobre os benefícios de se alimentar corretamente e os cuidados necessários. 

O trabalho foi desenvolvido, em menos de 60 dias, por estudantes do 1º e 3º período do curso, que utilizaram as ferramentas de videoconferência para se reunir e discutir o conteúdo e desenvolvimento do material. Orientados pelos professores Lígia Lima e Risonildo Cordeiro, eles se dedicaram à pesquisa e elaboração dos textos que compõem a cartilha. Por meio de parceria com o curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco, foi possível obter o projeto gráfico do informativo, diagramado por integrantes do Laboratório Usina UFPE. 

Clique para acessar a cartilha

A cartilha conta com nove capítulos, abordando assuntos como Coronavírus e Covid-19; higiene pessoal; manejo dos alimentos; alimentação e imunidade; importância da hidratação; entre outros. Para a coordenadora do curso de Nutrição, Lígia Lima, a iniciativa dos estudantes foi fundamental. Ela destaca, ainda, que o constante incentivo à pesquisa possibilita que resultados assim sejam obtidos.  

“A construção partiu da ideia dos alunos em contribuírem com a população por meio de orientações seguras para, assim, se fortalecerem para enfrentar essa pandemia. Incentivamos, desde o 1º período, que os estudantes desenvolvam essa habilidade e essa intimidade com a pesquisa científica, permitindo se tornarem, ao longo da graduação, estudantes mais críticos, capacitados e preparados para o mundo profissional. Quando elaboramos o material, houve interação entre professores, inclusive a fundamental participação do professor Risonildo Cordeiro, e contamos com a parceria com curso de Design da UFPE para diagramar, a quem agradecemos. Essa interação com outras áreas possibilita que se fortaleça o trabalho em equipe e, assim, saiam diferenciados”, explica.  

Enfrentando os desafios impostos pelo distanciamento social, os estudantes precisaram ser articulados para promover os encontros virtuais e ajustar os trabalhos. Porém, a oportunidade de contribuir com uma população mais saudável foi o impulso para que tudo desse certo. A estudante Micheline Combé Dias, do 1º período, coordenou o Grupo de Trabalho Cartilha e considera que levar ao conhecimento do público além da área de saúde é o grande objetivo. 

“Queríamos um trabalho diferente. Nosso objetivo é abranger o maior número possível de pessoas, de todas as classes sociais e de todos os ramos de atividade. Não queríamos algo voltado exclusivamente para a área de saúde ou nutrição, mas sim para todos que sentissem a necessidade de esclarecimentos simples e práticos para o enfrentamento desse período. E, para isso, era preciso chamar a atenção do leitor com um visual colorido, autoexplicativo e que instigasse o público a ler o que nós escrevemos lá. O texto precisava ter uma linguagem acessível para tornar o manuseio da cartilha prazeroso e didático”, diz. 

Com essa informação em mãos, as pessoas estarão cientes de que é possível combater o vírus com medidas simples e naturais, como explica Micheline.

“Queremos mostrar aos leitores da cartilha que é possível ter uma alimentação saudável, nutritiva e acessível, utilizando recursos e alimentos da nossa região e que com cuidados simples, mas bem executados, podemos gozar de uma saúde plena em meio a essa pandemia”, frisa.