As políticas de assistência ao estudante e a permanência na universidade foram temas de debate realizado nesta segunda (28), no auditório da Asces. O evento foi organizado pelo Movimento Mudanças, que representa as diversas entidades estudantis brasileiras. Na ocasião, lideranças e estudantes dialogaram sobre a importância de refletir sobre os direitos e a efetividade da assistência através de programas a exemplo do Prouni e Fies; além de bolsas oferecidas por instituições de ensino particulares.

De acordo com a vice-presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Flávia Hellen, que também é Diretora de Assistência Estudantil da UNE, é necessário que o discente passe a viver a academia e que sua passagem pela universidade não seja em vão.  “É muito importante esse debate por questões estudantis, de educação, de reforma universitária para que o estudante se sinta incluído no mundo em que ele vive”, ressaltou Hellen.

O debate precedeu a realização de uma atividade promovida pela União Nacional dos Estudantes, que trabalhará o mesmo tema em Ouro Preto, Minas Gerais, entre os dias 09 a 11 de maio.

Movimento mudança

O Movimento Mudança é uma organização de estudantes secundaristas e universitários que disputam e constroem os rumos do movimento estudantil por todos os estados do Brasil. Isto se dá a partir de núcleos de base organizados em cada Universidade e são os representantes desses núcleos que tomam as decisões mais importantes sobre as políticas particulares e sua execução.