O Pernambucano, professor da Asces, educador físico, judoca e esportista Luciano Leonidio lança o blog MovimentAÇÃO e chegou ao Reino Unido para acompanhar as Olimpíadas de Londres onde será correspondente do Portal Asces e do Portal NE10.

O blog MovimentAÇÃO, vai trazer para o Portal da Asces uma discussão diária sobre o fenômeno esportivo e suas ramificações. A proposta do PE IN LONDON no Portal NE10 é trazer um olhar sobre o maior evento esportivo da atualidade, contemplando as questões culturais, sociais acerca das diversas nacionalidades envolvidas no evento.

O docente acredita que voltará com uma um volume grande na bagagem. “Além de muito material para a minha disciplina, Organização de Eventos Esportivos, no curso de Licenciatura em Educação Física, na Faculdade Asces, os intercâmbios universitários com instituições do exterior, além da vivência com as pessoas e as diferentes culturas serão essências”, espera o acadêmico.

Antes de ir as Olimpíadas, Luciano, foi participar de dois eventos que aconteceram na cidade de Glasgow na Escócia. O primeiro é o World Congress of International Sociology Sport Association, onde apresentou 02 trabalhos com foque na Sociologia do Esporte. O segundo o ICSEMIS foi um evento organizado pelo Comitê Olímpico e é realizado a cada quatro anos sempre próximo aos Jogos Olímpicos e acompanhará os jogos de perto.

OLIMPÍADAS DE LONDRES 2012

A abertura dos XXX Jogos Olímpicos de Londres aconteceu na sexta-feira 27 no Estádio Olímpico de Londres. Os jogos acontecerão entre os meses de julho a agosto de 2012 na cidade de Londres (Inglaterra), A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 12 de agosto. O lema dos jogos será "Live is one" (Viva como se fosse o único). As duas cerimônias acontecerão no Estádio Olímpico de Londres e serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo.

Os mascotes das Olimpíadas de Londres se chamam Wenlock e Mandeville. São duas gotas de aço feitas em animação de cartoon. Serão produzidas 4.700 medalhas que terão como designer um artista britânico.

Ao todo serão disputados 29 modalidades de 26 esportes: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Futebol, Ginástica artística, rítmica e trampolim, Handebol, Halterofilismo, Hipismo, Hóquei na grama, Judô, Luta (livre e greco-romana), Natação, Nado sincronizado, Saltos ornamentais, Pólo aquático, Pentatlo moderno, Remo, Taekwondo, Tiro, Tiro com arco, Tênis, Tênis de mesa, Triatlo, Vela, Voleibol e Vôlei de praia.

Participação do Brasil

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) definiu que a delegação brasileira, que participará das Olimpíadas de Londres, será composta por 259 atletas. Serão 136 homens e 123 mulheres que disputarão 32 modalidades olímpicas.

A expectativa é de que participem, nas Olimpíadas 2012, cerca de 10.500 atletas de 192 países e 13 territórios.