O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, lançou edital para pesquisas em terapia celular.

Com recursos totais no valor de R$ 10 milhões, o edital apoiará pesquisas que buscam o desenvolvimento de procedimentos terapêuticos inovadores em terapia celular, utilizando células-tronco embrionárias, células-tronco adultas derivadas da medula óssea, células-tronco derivadas do cordão umbilical e células-tronco derivadas de outros tecidos.

Segundo o CNPq, o objetivo é induzir a geração de novos conhecimentos, ao investir em pesquisas básicas, pré-clínica e clínica e contribuir para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos, com potencial de aplicação para a área de saúde humana.

As empresas parceiras dos projetos devem investir, no mínimo, 15% do orçamento global do projeto em recursos financeiros ou não financeiros, previstos na proposta. Os resultados serão divulgados a partir de 10 de novembro e as contratações ocorrerão na primeira semana de dezembro.

Todas as informações sobre as linhas de pesquisa podem ser encontradas no edital do programa, através do endereço www.cnpq.br/editais/ct/2008/017.htm.