Numa parceria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) com a Faculdade Asces, o Juizado do Forró tem o objetivo de dar celeridade aos trabalhos do Judiciário, julgando casos de natureza cível e criminal de menor potencial ofensivo. A unidade funciona no Espaço Cultural Tancredo Neves, localizado na Praça Coronel José Vasconcelos, durante o período dos festejos juninos. No primeiro plantão ocorrido na abertura oficial dos festejos juninos de Caruaru, sábado (02), foram registradas duas ocorrências. “A receptividade por parte dos turistas e quanto da população local tem sido positiva, uma vez que estes acreditam que o equipamento reforça a segurança, inibindo a prática de delitos”, contou o coordenador da unidade, o professor e Juiz, Marupiraja Ramos.

Segundo ele, a parceria com outros órgãos públicos e privados, contando com a importante participação dos estagiários do curso de Direito da Faculdade Asces, está facilitando ainda mais a celeridade nos trabalhos. “O projeto vem oferecendo maior segurança nas festas juninas e ao mesmo tempo se torna uma grande oportunidade de participação pedagógica dos estagiários, que vivenciam práticas processuais em tempo real durante a solução das ocorrências civis, de consumidor e criminais ocorridas nos plantões”, finaliza destacando que “a grande expectativa é para os shows de Chiclete com Banana, Aviões do Forró e Michel Teló, onde haverá multidões no Pátio do Forró”. Em cada plantão atuam seis alunos, um Juiz de Direito, um Promotor de Justiça, um Defensor Público, um Advogado/Professor da Faculdade ASCES.

Entre os magistrados que atuam no Juizado estão os juízes Gleydson Gleber, Lauro Pedro dos Santos e Helena Cristina Madi de Medeiros. O grupo conta com apoio de transporte, segurança e tecnologia da informação para a execução das atividades. Terão também a colaboração de alunos voluntários do curso de Direito da Associação Caruaruense e Ensino Superior (Faculdade Asces). Para dar suporte à realização do trabalho, o TJPE conta ainda com a parceria da Defensoria Pública, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Organização dos Advogados do Brasil (seccional Caruaru), da Secretaria de Defesa Social (SDS), da Prefeitura de Caruaru, da Delegacia do Turista, e das Polícias Civil e Militar.

A equipe da Faculdade Asces é composta por 100 pessoas, entre estudantes e professores do curso de Direito, que se revezam no atendimento à população.

No sábado (02) o Juizado do Forró julgou dois casos. O primeiro foi uma tentativa de homicídio e outro de tentativa de roubo. Neste segundo caso, foi identificado que o acusado era fugitivo da Penitenciária de Canhotinho e após o julgamento do caso, ele foi encaminhado para o regime fechado da unidade.

O Juizado do Forró funcionará no Espaço Cultural Tancredo Neves (ao lado do Parque de Eventos) nos dias 08, 09, 10, 15, 16, 22, 24, 28, 29 e 30. Nos dias de maior concentração do público, a unidade atua nos períodos das 21h às 3h30 e das 22h às 3h. Aos domingos, o expediente é das 19h à 1h.