O III Congresso de Biomedicina e Farmácia da Faculdade Asces (CBF) será encerrado logo mais, às 18h, depois de três dias de uma programação diversificada. As atividades do Congresso contaram com quatro conferências principais, 11 mini-cursos oferecidos ao longo de dois dias, 35 palestrantes e 435 inscritos. Além da apresentação de trabalhos acadêmicos em pôster, oral e pesquisa. No total, foram 208 trabalhos científicos aprovados para constarem nos anais do evento.

O evento de encerramento acontece na quadra da instituição, localizada no Campus Universitário Tabosa de Almeida. Na ocasião, serão anunciados pela Comissão Científica os três melhores trabalhos do Congresso.

O CBF teve início na quarta-feira com a palestra “Ciência e Sustentabilidade na Promoção dos Serviços em Saúde”, realizada pela Dra. Simone Ribas/Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Simone debateu diversos pontos sobre a questão dos resíduos (lixo), incluindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a diferença entre resíduo – que pode ser reutilizado – e rejeito – não há como reutilizar -, a coleta seletiva no âmbito do município e a responsabilidade compartilhada pelo setor público, empresarial e pela população com relação a esse tipo de material.

Para Karla Patrícia, estudante do segundo período de Farmácia, é muito importante esse conhecimento sobre a separação do lixo. A graduanda fez ainda uma crítica sobre a coleta do lixo, que em muitos municípios ela não é seletiva, e acrescentou “é interessante se preocupar com isso, pois, é como pensar no futuro: isso vai ser uma coisa fundamental para o meio ambiente”.

Ainda na quarta, ocorreu a segunda edição do Encontro de Estudantes de Biomedicina e Farmácia, programa que discutiu as novidades na área. As manhãs da quinta e sexta-feira foram marcadas por diversos mini-cursos, incluindo o de Farmacovigilância x Farmacoeconomia, oferecido pela Dra. Sabrina Santos, da União Química. Para a farmacêutica, é de grande importância esse tema ser debatido nas instituições “na verdade o Congresso é uma ótima iniciativa da Faculdade Asces, principalmente o tema da Farmacovigilância para estimular a prática da notificação aos profissionais de saúde, principalmente os estudantes do curso de farmácia e outros profissionais envolvidos”.