A instituição celebra a data com diversas atividades visando à valorização de sua história. No dia 09, às 20h, o Coral Asces se apresentará na escadaria do Campus I e realizará o lançamento do segundo volume do seu CD, que reúne músicas regionais e clássicas. No dia 10, o Grupo de Teatro Asces fará apresentações, às 11h, no auditório da Instituição. Todos os eventos serão abertos ao público. Na sexta, haverá o tradicional corte do bolo, que acontecerá em três momentos (manhã, tarde e noite). Atualmente, a Asces oferece 12 cursos de graduação em nível superior, além de 36 projetos de extensão e pesquisa universitários.

O pioneirismo da Asces inicia-se com a implantação dos inéditos cursos de Direito e de Odontologia, no ano de 1959, idealizadas por Adalberto Tabosa de Almeida. Surgiam na época as primeiras faculdades do interior do Norte e Nordeste do Brasil. Em meados dos anos 1990, a filha de Adalberto, Ednara Tabosa de Almeida trouxe uma nova visão para a Asces, apontando a necessidade de inovação.

Após a sua morte, em 1998, a equipe que lhe apoiava deu continuidade a seus projetos e em 2002 foram criados três novos cursos: Biomedicina, Educação Física e Fisioterapia. Em 2005, foi a vez dos cursos de Farmácia e Enfermagem entrarem para a lista dos oferecidos pela instituição. Em 2010, Administração Pública, Engenharia Ambiental, Relações Internacionais e Serviço Social e em 2011, o curso de Licenciatura em Educação Física. Ao longo dos anos, mais de 6.500 profissionais já foram formados pela instituição que é referência de Ensino Superior no interior de Pernambuco.

Na área da responsabilidade social, a instituição realiza diversos projetos que contribuem não só para a melhor formação de seus profissionais como para a melhoria da qualidade de vida da população. Entre esses, destaca-se o Projeto Asa Branca, que vem combatendo o câncer de boca em 65 municípios do interior do Estado de Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Ganha evidência também o Projeto Águas do Agreste, que desenvolve pesquisas sobre a qualidade da água consumida nas escolas públicas de Caruaru e região.

Já o Laboratório Escola Asces é referência no acompanhamento de pacientes transplantados no interior do Estado. Na área de Humanas, o Núcleo de Práticas Jurídicas atende à população carente através de projetos como o de Adoção Jurídica dos Cidadãos Presos e o “Fórum Universitário”, para que os estudantes da área tenham vivência na prática jurídica real.  Há também o Laboratório de Políticas Públicas Municipais, projeto ímpar em todo o Norte/Nordeste, que propicia aos estudantes um contato e acompanhamento mais estreito do cotidiano da gestão pública municipal.

De acordo com o diretor presidente da Faculdade Asces, Paulo Muniz, essas iniciativas aprimoram o conhecimento do corpo discente, além de proporcinarem o contato direto com a comunidade, ajudando-a a solucionar diversos problemas. “Esses e outros projetos e programas complementam e aperfeiçoam a formação dos nossos estudantes, além de permitir-lhes um contato mais próximo com as carências de nossas comunidades e com o contexto social que nos cerca. Por outro lado, levamos à população que necessita muitos serviços dos quais eles estariam privados se não fosse a nossa atuação”, afirma.