Na primeira visita oficial ao Brasil, a subsecretária-geral de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), Valerie Amos, disse hoje (3) que a experiência brasileira na resposta a desastres naturais em áreas urbanas, como enchentes e desabamentos, pode ajudar outros países a desenvolver planos de ação para situações de emergência.

Segundo ela, um dos objetivos das Nações Unidas é conhecer melhor como se dá a interação entre as esferas de governo para promover ações nessa área. “Tenho interesse, especificamente, em como o Brasil prepara as comunidades para que elas possam suportar o impacto dessas tragédias e como as autoridades federais, estaduais e locais se articulam para garantir uma preparação mais eficiente”, afirmou.

Sobre os casos de demora na liberação de recursos ou de desvio de verba para recuperação de cidades sistematicamente atingidas por enchentes e deslizamentos de terra, Valerie Amos disse que todos os países aprendem novas lições a cada experiência. “É uma questão crucial o modo como os países reagem baseados em experiências anteriores, em lições aprendidas anteriormente. Mesmo o Japão, que é um país extremamente preparado, aprendeu lições importantes com a tragédia do ano passado [do terremoto seguido de tsunami que provocou mortes e destruição]. Em todos os países que visito, ouço a mesma frase: ‘Podíamos ter feito melhor’”.

A subsecretária-geral da ONU informou que, antes de vir ao Rio, ela se encontrou, em Brasília, com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota; o ministro da Defesa, Celso Amorim; e com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para discutir mecanismos de fortalecimento da relação da ONU com o Brasil em temas humanitários.

Fonte: Agência Brasil