No dia 26 de fevereiro de 2005 falecia Tabosa de Almeida, o homem público que trabalhou pelo desenvolvimento do interior do país e dentre outras contribuições, fundou a Asces – Associação Caruaruense de Ensino Superior, então mantenedora das Faculdades de Direito e de Odontologia de Caruaru. Também é obra sua a construção do primeiro Campus Universitário Desportivo da região, em 1971, além da criação do Instituto de Prática Forense e do Hospital Odontológico.

Para relembrar a sua memória, completados sete anos de seu falecimento, a Faculdade Asces realizará no próximo domingo (26), às 19h30min, missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Praça do Rosário, no centro da cidade.

Tabosa de Almeida nasceu em 1917, em Terra Vermelha, Caruaru. Na juventude, cursou Ciências Jurídicas e Sociais, pela então Faculdade de Alagoas, onde se bacharelou em 1943. Um ano depois, concluiu também as graduações em Ciências Contábeis e em Economia, pela Universidade Federal de Pernambuco. Depois desses cursos, foi a vez do Doutorado em Direito, pela mesma Universidade.

Ele ingressou na vida política como Deputado Estadual. Em sua atuação na Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidiu a Comissão de Constituições e Justiça por sete vezes consecutivas. O nome Palácio Joaquim Nabuco foi proposto por ele para nomear aquela instituição, sendo acatado por unanimidade pelos colegas. Após 16 anos no legislativo estadual, foi eleito por dois mandatos Deputado Federal, quando participou da Assembleia Nacional Constituinte de 1967, representando Pernambuco.

Reconhecimentos Públicos:

• Cidadão Honorário de Nova Orleans (EUA)
• Comendador da Cruzada Tradicionalista Brasileira
• Grande Oficial da ordem Soberana e Militar de Malta