Estudantes do curso de Farmácia participaram nessa segunda-feira (05) de palestra oferecida pela Instituição em comemoração ao Dia Nacional de Farmácia. Para iniciar o evento, a coordenadora do curso, Dr. Ana Catarina Simonetti, fez uma breve explanação sobre a satisfação em está mais uma vez comemorando esta data que tem se mostrado tão especial no campo da saúde como também no campo econômico não só no Brasil, mas, também no mundo. “O mercado brasileiro de medicamentos está entre os cinco maiores do mundo”, disse a docente, reforçando que que mesmo sendo uma ciência antiga o campo fármaco passa por constante evolução.

O Dia escolhido para a comemoração dessa data é em homenagem à primeira convenção dos profissionais do setor farmacêutico que ocorreu na Biblioteca Municipal de São Paulo, no dia 05 de setembro de 1953.

Para prosseguir a programação os estudantes cantaram o Hino de Farmácia e em seguida conferiram duas palestras> a primeira foi conduzida pela Dra. Ana Claudia Florêncio com o tema: “Contexto social e os aspectos comportamentais associados aos cuidadores e suas interferências na adesão medicamentosa do doente de Alzheimer”.

A palestrante apresentou sua dissertação de mestrado que cursou na UFPE (Universidade federal de Pernambuco), durante a palestra, Ana Claudia disse que através de suas experiências profissionais é possível constatar que cada vez mais a presença de um farmacêutico é indispensável no tratamento de doenças e por sua vez nos bons resultados.

A segunda palestra foi ministrada pela Dra. Enúbia Coutinho, com o tema: “Aspectos gerais do SNGPC – Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados”. Ao final os estudantes interagiram com as palestrantes através de perguntas sobre os temas discutidos.
A programação também foi realizada à noite para os estudantes de Farmácia do turno.