A partir desta quarta-feira (11), o público admirador das artes cênicas em Pernambuco terá a oportunidade de conferir espetáculos pernambucanos, de outros estados brasileiros e internacionais através da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos. O evento, realizado pela a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Acepe), acontece, simultaneamente, nas cidades de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Recife e Olinda. A agenda segue até o dia 29 de janeiro.

Serão mais de 90 atrações, vindas de vários locais de Pernambuco e de estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Também participam da agenda as atrações de cinco outros países: Canadá, Argentina, Portugal, Equador e Chile. Na edição 2012 do Janeiro de Grandes Espetáculos, a programação investe em produções variadas, para adultos e para crianças, abrindo espaço também para espetáculos de dança e shows musicais. Haverá ainda aulas-espetáculo, lançamentos de livros, seminário de dança, mesas de discussão e debates de teatro e dança.

“O Janeiro já está consolidado. É um festival muito importante primeiramente porque valoriza a classe artística local, abraça muito. Tanto no teatro como na dança. E janeiro é um mês de férias, com muitos turistas, muito movimento na cidade”, disse a produtora do evento, Carla Valença. A abertura acontece no Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife, no dia 11, às 19h, com ingressos a R$ 10. Será encenada a peça "Três Velhas", obra do chileno Alejandro Jodorowsky, dirigida por Maria Alice Vergueiro. A peça narra a história de duas marquesas decadentes que habitam uma mansão em ruínas. Além de devastadas pela fome e pelo abandono, elas são eternamente vigiadas por uma criada centenária.

As produções locais concorrem este ano ao Troféu Apacepe de Teatro e Dança, concedido aos melhores do evento. É uma espécie de premiação para o ano que passou. Mas a presença das peças de fora de Pernambuco se mostra fundamental para o sucesso do Janeiro dos Grandes Espetáculos.“A gente cria um trânsito. Estamos há cinco anos com parceria com vários organizadores, curadores do Brasil e do mundo. É um diálogo muito importante com outros festivais, de vários locais, tanto para nós como para eles”, disse Carla Valença.

Na capital pernambucana, 12 casas de espetáculos serão utilizadas na programação, entre elas os teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho e Barreto Júnior. Em Olinda, haverá apresentações de montagens em praças e ruas no Sítio Histórico. Em Caruaru, toda a programação, inclusive com convidados internacionais, ocupará o Teatro Rui Limeira Rosal, do Sesc Caruaru.

A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site oficial do festival.

Fonte: G1