Será realizada logo mais às 15h, no Fórum Dr. Juiz Demóstenes Batista Veras, em Caruaru, reunião com membros do Projeto Escola Legal, criado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e que conta com a parceria de diversas organizações, entre elas, a Faculdade Asces. O encontro discutirá a prevenção e o enfrentamento das violências e do uso de drogas no ambiente escolar.

O principal objetivo é encontrar alternativas para minimizar e até extinguir as situações de vulnerabilidade de jovens em relação às drogas, prostituição e a violência em geral. A Juíza Silvia Virgínia conduzirá o trabalho e contará com a intervenção de membros do Ministério Público, dos Comitês de Mediação e Arbitragem da cidade, das Polícias Civil e Militar.

A Faculdade Asces integra o Projeto Escola Legal desde que ele foi implementado no município, no primeiro semestre de 2011. Mas, desde 2010 que a Instituição, por meio de convênio com o TJPE, implantou o Comitê de Mediação de Conflito, que desde então tem como intuito delinear e implantar ações que diminuam os conflitos nas unidades escolares.

Sobre o Projeto Escola Legal – Resultado de convênio entre o TJPE, Governo do Estado, Ministério Público de Pernambuco e a Escola Superior de Magistratura de Pernambuco. Tem como parceiros faculdades, polícias civis e secretarias estaduais e municipais. Seu objetivo é implantar uma cultura de paz, reprimindo e prevenindo a violência no âmbito escolar através de Comitês de Mediação de Conflitos, solucionando situações de menor potencial ofensivo e promovendo palestras nas faculdades parceiras, dentre outras ações.