Nesta segunda-feira (18), aconteceu na cidade de Washington – Estados Unidos, a abertura da 20º Competição de Júri Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos, a qual a Faculdade Asces está participando pelo quarto ano. A proposta é simular um caso hipotético a respeito do tema escolhido, que neste ano é Justiça de Transição, onde os estudantes realizam o debate perante os juízes da corte, que os sabatinam ao longo do júri. Em 2015, a equipe da Asces é composta pelos alunos do 7º período de Direito Eduardo Melo e Islarivan Macedo, acompanhados pelo professor Marco Aurélio Freire.

A competição conta com a participação de 100 universidades dos seis continentes, incluindo instituições da Argentina, Canadá, Peru, Colômbia, México, Índia, Angola, Bélgica, Suíça e França, além de algumas americanas como a de Wisconsin, hoje tida como a 6ª melhor universidade americana em questões de debates processuais e treinamento prático para o exercício da advocacia.

As rodadas seguem até o dia 20 de maio e a Asces participa das etapas desta terça (19) e da quarta-feira (20) contra a a UNIVILLE, sendo a única instituição pernambucana, e representando o Nordeste juntamente com a UFPB (atual vice-campeã da competição) e a Farias Brito – Fortaleza. Na quinta, acontecem as semifinais para as 20 melhores faculdades classificadas, e a final será na manhã da sexta-feira (22).

“Para a Asces é um feito e tanto. Uma vez que a competição permite aos nossos alunos um aprofundamento sobre lide internacional, o que no direito moderno é essencial, dada a globalização que vivemos, bem como, um mergulho na temática de direitos humanos, que vem ao encontro da proposta pedagógica da faculdade focada no humanismo e na fraternidade”, afirma o professor Marco Aurélio Freire. Ele explica que os alunos participantes venceram a seletiva interna da Asces e assim entraram no programa de treinamento, chegando à competição.