A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o resultado do último Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), 2010.3. Em Pernambuco, há 31 instituições de ensino superior que oferecem a graduação em Direito, dessas, segundo a Fundação, 25 tiveram estudantes inscritos para o certame. Na classificação das que mais aprovaram, a Faculdade Asces, no Agreste, ficou em primeiro lugar no ranking do interior do Estado. Em comparação com todas as instituições de Pernambuco, a Asces está entre as três que mais bacharéis foram aprovados.

Ao todo, 30 bacharéis em Direito da Asces foram aprovados e poderão tirar a carteira de advogados junto a OAB. O curso, que já completou 52 anos de existência, consolida sua tradição, conforme avaliou o Coordenador da Graduação, Prof. Raymundo Juliano. “Nós estamos, historicamente, sempre entre as que mais aprovam em todo o Estado. É uma marca importante e que comprova o nosso empenho na formação qualificada de nossos estudantes”, comentou o coordenador.

Sobre as críticas a cerca da redução do número de aprovados nos últimos anos em todo o país, o prof. Raymundo diz que é preciso considerar diferentes variáveis, uma delas está no nível de exigência na avaliação. “O Exame da Ordem está cada vez mais complexo, desconfio que o próximo será ainda mais, virou um concurso público”, comentou o docente que há mais de 37 anos atua na área jurídica.

O bacharel em Direito, Nyverson Ferreira Moura, fez o exame pela primeira vez nesta edição e passou. Para ele, que não contou com aulas preparatórias em cursinhos, o resultado surpreendeu. “Foi realmente uma realização, pois, passei quando cursava o último ano da faculdade e fiz a prova apenas por experiência. Isso deve ter contribuído também no resultado, afinal, a pressão foi menor para passar”, comentou o jovem que já requereu junto à OAB a sua Carteira de Advogado. Para ele, o nível da prova vem sendo altíssimo, exigindo do candidato uma leitura muito apurada e raciocínio lógico na hora de responder as questões, tanto da primeira como da segunda fase.

Outras informações sobre o Exame da Ordem, bem como a  lista dos aprovados podem ser acessadas nos seguintes endereços eletrônicos: www.oab.fgv.br ou  www.oab.org.br.