O docente Marcelo Henrique, dos cursos de saúde da Faculdade Asces, teve sua pesquisa de doutorado contemplada com uma das bolsas oferecidas pelo órgão do governo Norte-Americano, da Comissão Fulbright.

A bolsa permite o professor trabalhar com a equipe do Dr. David Severson, da Universidade de Notre Dame-EUA, que coordena o projeto de sequenciamento do genoma do Aedes aegypti. Tema da pesquisa de doutorado de Marcelo, que tem como objetivo “varrer” o genoma do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, em busca de genes envolvidos na resistência a inseticidas químicos

O programa desta comissão é direcionado para estudantes de doutorado brasileiros, de comprovado desempenho acadêmico, os quais devem apresentar projetos de pesquisa de excelência para serem desenvolvidos, parcialmente, em uma instituição norte-americana.

“Pesquiso ferramentas genéticas aplicadas ao controle de vetores desde minha graduação em Biomedicina e desde então, tenho tentado fazer a ponte entre os resultados de meus projetos com a aplicação na saúde pública”, comenta o professor Marcelo.

O programa previa a concessão de até 50 bolsas, com duração de nove meses, porém, apenas 30 alunos foram aprovados. O projeto de professor Marcelo, além de ter sido aprovado para a bolsa de estudos, também recebeu uma taxa de bancada para compra de reagentes e afins laboratoriais.

A partir do próximo mês, o docente da Asces estará embarcando para os EUA para trabalhar com técnicas avançadas de biologia molecular, tentando construir um mapa de ligação gênico, o qual permita identificar novos genes associados à resistência a inseticidas químicos em Aedes aegypti, retornando ao Brasil após um ano.