No Brasil, estão sendo realizados uma série de eventos organizados pelo Ministério Público Federal (MPF), pela Polícia Federal (PF), Comitê Gestor da Internet (CGI) e pela ONG SaferNet. O principal objetivo da data, que possui o tema "Pense Antes de Postar", é conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede.

Uma campanha publicitária foi lançada, principalmente na web, a partir do slogan "Tudo que existe no mundo real existe no mundo virtual". A meta é multiplicar o alerta a todos os usuários por um ciberespaço seguro e sem crimes. As informações e orientações estão disponíveis no site www.diadainternetsegura.org.br

O objetivo é mobilizar o maior número de pessoas em torno das vantagens e dos perigos da web, além de mostrar as possibilidades de conscientização aqui e em mais 55 países. "Temos avançado muito desde 2006, quando assinamos um termo de conduta com o Google e passamos a contar com ajuda da multinacional no combate ao cibercrime, principalmente em investidas sexuais contra crianças em sites como o Orkut; mas ainda temos muito o que fazer", diz a procuradora Priscila Costa Schreiner, do Ministério Público Federal em São Paulo.

O Dia Mundial de Internet Segura surgiu em 2003, na Europa, por iniciativa da Comissão Europeia, a partir da rede INSAFE (www.saferinternet.org, em inglês), e tem como mote realizar inúmeras atividades educacionais ao redor do planeta. Por aqui serão divulgadas desde ações particulares em escolas, bairros ou entidades, até parcerias com grandes instituições, como as empresas GVT, Microsoft, Google, MySpace, TV Globo e Canal Futura. "A nossa intenção é fortalecer a rede enquanto espaço público, mostrando que este é um lugar onde a cidadania também deve ser aplicada, mas que isso demanda esforço coletivo e contínuo", explica Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da SaferNet.

Solidariedade:

Para ajudar, todos os blogueiros e internautas podem divulgar a campanha em seus perfis em redes sociais (como Orkut, Twitter e Facebook). Os organizadores disponibilizaram a página oficial www.diadainternetsegura.org.br, com dicas, cartilhas e conteúdos multimídia em torno do assunto. Além disso, quem encontrar algum conteúdo suspeito, também pode fazer denúncias anônimas, por meio do portal da Polícia Federal, no http://nightangel.dpf.gov.br.

Fonte: Pernambuco.com