As docentes Adrya Lúcia Peres e Sibele Ribeiro de Oliveira apresentaram dois trabalhos científicos, no 38º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e no 11º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, que ocorreu no mês de junho, na cidade de Curitiba-PR. Os trabalhos foram frutos de pesquisas desenvolvidas na Asces, em conjunto com o LIKA/UFPE, tendo a participação dos egressos do curso de Biomedicina da Instituição.

“O evento reuniu pesquisadores renomados apresentando temas atuais e de extrema importância, envolvendo outras áreas como a biologia molecular, imunocitoquímica, imunogenética, dentre outras, que, atreladas à citologia, buscam estratégias de melhoria para detecção precoce e redução da incidência de câncer de mama e útero”, ressaltou a Professora Peres.

A Professora Adrya Peres ainda foi convidada para ser palestrante no seminário de lâminas em citologia ginecológica e fez parte da comissão organizadora da prova de título em citologia clínica promovida pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica, além de coordenar a mesa redonda intitulada: “Anormalidades em células epiteliais escamosas e diagnósticos diferenciais”.

A Professora Sibele Ribeiro, aproveitou para visitar a Universidade Positivo, conhecendo as instalações dos laboratórios acadêmicos e conversando com docentes e discentes da referida instituição. “A troca de experiências com outras instituições sempre amplia nossos horizontes. Nesta visita, além da estrutura laboratorial, a organização e condução dos estágios supervisionados foram um enfoque importante”, comenta a coordenadora do curso de Biomedicina Professora Sibele Ribeiro.  

O congresso foi organizado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e teve como tema: Responsabilidade social e sustentabilidade: o laboratório e o meio ambiente. O Evento reuniu cerca de 5mil participantes, oferecendo qualificação de excelência e inovações na área de análises clínicas com o enfoque no meio ambiente.