Ao longo dos séculos a humanidade foi acometida de diversas pandemias, atualmente vivemos a mais recente que é a Pandemia da Covid-19. Mas qual a lição que as Pandemias deixam para as gerações futuras? A preservação da vida é a prioridade, para tanto precisamos analisar o comportamento que é gerador de doenças, tais como a que vivemos desde 2020.

O consumo de alimentos sem regulamentação sanitária é a fonte de enfermidades diversas, hábitos sedentários também contribuem para o agravamento de sintomas, as pandemias mostram para a sociedade que é a partir de mudanças comportamentais que a qualidade de vida ganha mais espaço.

A Asces-Unita tem formado profissionais de diversas áreas, inclusive profissionais da saúde que atuam com heroísmo frente à pandemia, é através das pesquisas, estudos e vivência da realidade que a sociedade cresce e desenvolve experiências para que doenças como a Covid-19 fiquem resguardadas para os estudos históricos, e que não voltem a se repetir.

O que poderemos melhorar ou adaptar a partir da trágica experiência atual:

  • Lavar as mãos sempre que pudermos e ao chegarmos em casa;
  • Portar álcool em gel na bolsa para usar ao tocar em locais e objetos, principalmente em locais públicos;
  • É possível que usar máscara seja mais comum, ao apresentarmos sintomas de gripes por exemplo;
  • Consumir alimentos mais saudáveis, com o cozimento correto e inspecionados por órgãos sanitários;
  • O hábito de se exercitar, mesmo que em casa.

A perca de amigos e parentes é algo doloroso e traumático, a Covid-19 levou a exatos um ano (9 de junho), uma de nossas maiores representantes de força e determinação, Dona Creuza, uma mulher que ajudou na formação de centenas de cirurgiões dentistas, sempre atenta e cuidadosa aos seus. Tantas mães, trabalhadoras, avós e amigas se foram desde então, a pandemia ainda não acabou, mas resta a nós zelarmos por nossa saúde e pela dos mais próximos: evitem aglomerações, usem máscara, mantenham as mãos higienizadas, quando chegar a sua hora de vacinar-se não hesite, vacinas salvam.