Durante os principais dias dos festejos juninos na Capital do Forró, estudantes do curso de Enfermagem estarão realizando conjuntamente com a Secretaria de Saúde de Caruaru, ações no Alto do Moura e no Parque de Eventos relacionadas à promoção à saúde. O principal foco de atuação do grupo está relacionado à abordagem a usuários de álcool, ou seja, objetivando o consumo com responsabilidade bem como minimizando as consequências como a embriagues, coma alcoólico e até mesmo a violência interpessoal.

Ao todo são 22 graduandos e uma coordenadora, além da equipe da Secretaria, que participam das atividades nos dois principais polos de animação. Segundo a coordenadora da ação intitulada “Redução de danos”, a professora da Faculdade Asces Rita Acioli, a receptividade do público em geral é muito boa. “Nós orientamos o grupo para fazer uma abordagem de forma recreativa, explicando das consequências em relação ao consumo exagerado do álcool, da associação com outros tipos de drogas, bem como faremos a entrega de panfletos educativos e de preservativos”, explica a coordenadora da ação.

Um dos públicos-alvo mais importante da ação é o feminino, pois, são as mulheres que tem mais facilidade em chegarem ao coma alcoólico, como explica a professora. “O metabolismo do corpo das mulheres acaba facilitando a embriagues e é muito comum em eventos desta proporção encontramos situação de consumo exagerado”, explicou Rita.

Outro objetivo da ação é incentivar as pessoas a não associarem álcool com direção, pois, os riscos de acidentes automobilísticos nesta época aumentam consideravelmente com o envolvimento de condutores alcoolizados.