Um dos pontos altos da programação está na também celebração dos 10 anos do Projeto de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos.Na próxima quarta-feira (11/05) a Faculdade Asces celebra 52 anos de história e tradição na área do Ensino Superior no interior do Norte e Nordeste brasileiro. Por isso, as comemorações serão realizadas durante toda a semana, de 09 a 13/05, com eventos acadêmicos e culturais.

No início, há mais de meio século já era uma vitória a instalação de dois cursos inéditos para região, Direito e Odontologia. Hoje a Instituição conta com 12 cursos de graduação, 31 grupos de Pesquisa e Extensão nas áreas de humanas e saúde e além dos cursos de pós-graduações. O sonho do Caruaruense Tabosa de Almeida se concretizou e estabeleceu um marco no ensino superior do Norte e Nordeste do país. Atualmente a Instituição tem cerca de 3.200 estudantes nos três turnos e mais de 400 funcionários entre o corpo docente, técnico, administração e assessores.

As comemorações iniciarão na segunda-feira (09), a partir das 18h, com o lançamento da exposição fotográfica “Um olhar por trás das grades”, executada pelo fotógrafo Antônio Preggo. Em seguida, às 19h, no auditório da Instituição será realizada a mesa-redonda sobre “O Sistema Carcerário: Uma realidade no Agreste Pernambucano”, com a participação de promotores, advogados, estudantes e professores. Ambos os eventos também fazem parte das comemorações dos 10 anos do Projeto de Extensão Universitária “Adoção Jurídica de Cidadãos Presos”, coordenado pelo curso de Direito da Instituição.

Ao longo da semana, a exposição estará aberta à toda a comunidade, das 8h às 21h, no hall do Campus I da Faculdade Asces. São imagens que retratam o cotidiano de uma das maiores unidades prisionais do Estado, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, que hoje conta com mais de 1.100 reeducandos, mas só tem capacidade para 98.

Informações Complementares sobre a Exposição e o Projeto de Adoção Jurídica

Exposição Fotográfica “Um olhar por trás das grades”

“Um olhar por trás das grades” é uma seqüência de fotografias que revelam o cotidiano na principal penitenciária do Agreste Pernambucano (P. Juiz Plácido de Souza), captadas pelo olhar apurado do fotógrafo Antonio Preggo. As imagens foram produzidas durante as visitas, em 2010, dos professores, estudantes e voluntários do Projeto de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos sob a coordenação do curso de Direito da Faculdade Asces. Para cada fotografia, há também um poema que complementa a proposta de chamar a atenção da sociedade sobre a realidade da superlotação no sistema carcerário.

A exposição itinerante visa provocar o público a perceber como a realidade prisional é repleta de tensão, tristezas e contrastes. O fotógrafo Antonio Preggo coloca toda a sua sensibilidade no registro de cenas marcantes sobre a realidade do local.“Um olhar por trás das grades” faz parte das comemorações dos 10 anos do Projeto de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos e homenageia também o monitor José Gláucio de Vasconcelos (in memoriam), um dos principais colaboradores do projeto e articulador da criação da exposição.

Projeto de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos

O Projeto faz parte das atividades de extensão do curso de Direito da Faculdade Asces e conta com convênios com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, além de ter em seu histórico a referência da Secretaria Estadual de Justiça e de Direitos Humanos (atual Secretaria Executiva de Ressocialização) com a Medalha Mérito Penitenciário. Os estudantes do curso de Direito da Faculdade Asces atuam na defesa no Tribunal do Júri “adotando juridicamente” o preso pobre, estudando o seu caso, interagindo com o mesmo, afim de compreender a problemática existente e promover a justiça, proporcionando gratuitamente uma defesa de qualidade técnica e humana. Criado há dez anos, o Projeto até então vinha atuando exclusivamente com reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, e em de agosto de 2010 passou, graças a ampliação do convênio, a atender os presos das Cadeias Públicas vinculadas à Gerência Regional Penitenciária I (GRP I), beneficiando treze municípios do Agreste Pernambucano.

O Projeto surgiu para atender a duas demandas centrais: acadêmicas e jurídica. A primeira delas refere-se à carência dos estudantes de Direito no tocante à prática penal e a segunda, é referente à carência do Sistema Penitenciário. A idealização e coordenação do projeto são da professora Perpétua Dantas.

Antônio Preggo

Antônio Preggo é um caruaruense amante da fotografia. Já participou e promoveu diversas exposições fotográficas, entre as principais estão a “Expressão de um Povo”, “Cantoria em Casa” e “Discípulos de Vitalino”. A exposição “Um Boi Chamado Tira-Teima” representou Pernambuco no TEIA Brasil 2010, considerado o maior encontro cultural do país, em Fortaleza-CE.