A fisioterapeuta Rosângela Cabral, coordenadora da Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Asces, conta nesta entrevista o processo de implantação do espaço, os serviços oferecidos à comunidade, bem como os projetos para este ano de 2011.

Quando foram iniciados os estágios e os atendimentos às comunidades pelo curso de Fisioterapia?

O ano de 2006 marcou o início das atividades práticas assistidas do curso de Fisioterapia da Faculdade Asces. O local onde eram realizadas essas atividades chamava-se Laboratório de Procedimentos em Fisioterapia. Inicialmente prestando serviço nas áreas de Fisioterapia Reumatológica, Fisioterapia Ortopédica e traumatológica e Fisioterapia Dermatofuncional. Os pacientes atendidos eram provenientes da comunidade acadêmica, funcionários e professores da própria Instituição.
   Em 2007, essas práticas foram transferidas para o local atual, que passou a ser chamado de Clínica Escola de Fisioterapia e teve a ampliação dos setores de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Gineco-obstetrícia e ginásio terapêutico.

Qual a capacidade de atendimento hoje e quantas pessoas são beneficiadas?
   Com a ampliação do serviço passamos de 170 atendimentos a 620 pacientes no ano de 2007, para 10.327 atendimentos a 3.281 pacientes no ano de 2010. Este número expressivo ratifica o compromisso e a seriedade no serviço à comunidade em geral.

Quais são os principais benefícios oferecidos para a comunidade em geral?
   A Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Asces visa contribuir com o compromisso social e a valorização do usuário como ser humano, motivando os futuros profissionais ao aprimoramento e à busca contínua de novos conhecimentos. São prestados atendimentos à comunidade nas áreas de Fisioterapia aplicada às condições neuro-músculo-esqueléticas; materno-infantil; uro-ginecológica; dermatofuncional; cardiorrespiratória; geriátrica e desportiva.

Quais são os projetos para 2011?
   Estimular o desenvolvimento de atividades de extensão, dentro de um contexto interdisciplinar, englobando os vários cursos da Faculdade Asces, caracterizando um serviço integrado.
Iniciamos o processo de informatização dos setores, a fim de aperfeiçoar a rotina da clínica, bem como fornecer dados para pesquisas.
   Acelerar a conclusão do setor de hidroterapia.

Como a fisioterapia pode contribuir com a qualidade de vida das pessoas?

A Fisioterapia visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, formando profissionais éticos e competentes para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrados à realidade da comunidade local e regional.

Para os estudantes, o que significa o estágio na clínica?
   As atividades na Clínica de Fisioterapia da Faculdade Asces proporcionam ao estudante o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para uma formação generalista, através da experiência vivenciada em atividades de observação e de atendimento em práticas assistidas e estágios supervisionados.

Serviço

A Clínica Escola de Fisioterapia fica localizada na rua Projetada, S/N, na lateral do Campus Universitário Tabosa de Almeida (Asces), no cruzamento com a Avenida Portugal. Outras informações: (81) 3721.2155 / 3721.9718.

As triagens na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Asces acontecem às quartas-feiras e os atendimentos de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h30min e 17h30min, mediante encaminhamento da rede pública de saúde.