Na sexta-feira (27), a coordenadora do Centro de Formação Técnica Asces, Conceição Valença, participou de uma Reunião Técnica promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O objetivo foi apresentar os resultados do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e as orientações referentes à operacionalização e à oferta dos cursos técnicos subsequentes no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Trabalho e ao Emprego (Pronatec).

Na ocasião, Conceição teve acesso aos dados nacionais do Pronatec referentes à habilitação e adesão de Instituições de Educação Superior privadas, além de esclarecimentos sobre o sistema eletrônico (Sistec), os registros acadêmicos dos estudantes, bem como informações gerais sobre a gestão da bolsa-formação. Dentre as orientações apresentadas, foram ressaltadas as referentes ao fluxo de monitoramento da frequência dos estudantes e assistência estudantil.

De acordo com a coordenadora, “O contato com representantes institucionais de diferentes regiões brasileiras favoreceu a socialização de experiências e um conhecimento mais próximo das realidades educacionais na oferta de cursos técnicos de nível médio, considerados os contextos e demandas das respectivas regiões”.

Nesse primeiro mês de funcionamento, os cursos do Centro de Formação Técnica (CFT) da Faculdade Asces estão sendo desenvolvidos de acordo com o Projeto Político-Pedagógico do CFT e os respectivos Projetos dos Cursos, tendo como orientadores o perfil profissional, os princípios educacionais da Instituição e as determinações legais do Ministério da Educação.

O processo de ensino-aprendizagem está se realizando satisfatoriamente, como afirma a coordenadora Conceição Valença, e “contando com a disponibilidade da infra-estrutura necessária, além do trabalho competente do corpo docente”, explica. Ela conheceu ainda o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antonio de Oliveira.

Conceição Valença e o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antonio de Oliveira.