Para entender melhor como funciona o curso de Engenharia Ambiental da Asces, o que faz o profissional desta área e o que está acontecendo com o meio ambiente em nossa região e no planeta, o Portal Asces conversou com o coordenador do curso, Hélder Parente. A Faculdade Asces possui o primeiro curso de Engenharia Ambiental do interior do estado de Pernambuco.

Portal Asces – Na prática, o que faz um Engenheiro Ambiental?

Hélder Parente – O engenheiro ambiental é o profissional da engenharia que faz análises, projetos e constrói sistemas de controle visando reduzir os impactos ambientais, trabalha na gestão de resíduos e soluciona problemas ambientais. Oficialmente o engenheiro ambiental pode exercer 15 atividades dentre as 18 da engenharia de acordo com a Resolução 218 de 29 de junho de 1973 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), referentes à administração, gestão e ordenamentos ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais.

Portal Asces – Qual é o perfil do estudante de Engenharia Ambiental?

Hélder Parente – O estudante de Engenharia Ambiental é um aluno motivado principalmente por conta do espaço que a mídia vem dando as questões ambientais nos últimos anos  e que tem grande potencial e uma fome de aprendizado sobre a resolução das questões ambientais. Também gosta das ciências básicas como biologia, química, física e matemática por que estas lhe darão os fundamentos para entender e descobrir soluções simples que podem ajudar na mitigação dos impactos ambientais negativos.

Portal Asces – Quais são as áreas de atuação?

Hélder Parente – Devido ao crescimento, nos últimos anos, de grandes investimentos do governo na área de saneamento, a empregabilidade para a Engenharia Ambiental pode ser considerada um dos pontos fortes da profissão. São realizados diversos concursos públicos em âmbito federal, estadual e também municipal, englobando o engenheiro ambiental. Também existem oportunidades nos Ministérios do Meio Ambiente, Planejamento, Saúde, serviços estaduais e municipais de água e esgoto, empresas privadas, indústrias, na área de consultoria e construção.

Portal Asces – O que é sustentabilidade?

Hélder Parente – A sustentabilidade significa utilizar somente o que é necessário para a satisfação da geração presente sem comprometer a capacidade das futuras, utilizando de preferências fontes renováveis de matéria prima ou combustível, ou seja, utilizamos apenas os recursos naturais que precisamos para que possamos manter um equilíbrio econômico, social, cultural e ambiental.

Portal Asces – No dia-a-dia, o que podemos fazer para viver uma vida sustentável?

Hélder Parente – Utilizar o mínimo possível os recursos naturais não renováveis e consumir o máximo possível bens que tenham sua origem em processos renováveis tais como: utilizar combustíveis renováveis (etanol, biodiesel), usar madeira ou derivados oriundos de áreas de manejo (lenha de mata de manejo), consumir produtos que tenham origem na reciclagem ou reutilização de produtos (papel reciclado, latas recicláveis, plásticos recicláveis) entre outros.

Portal Asces – Quais as novidades para esta área na Faculdade Asces?

Hélder Parente – O curso de engenharia ambiental da Asces tem como objetivo formar profissionais da engenharia engajados em projetos socioambientais necessários para a comunidade em que vivem. Eles irão atuar na transformação da sociedade para que possamos ter um meio ambiente preservado no futuro. O curso conta com laboratórios de ciências básicas como biologia, física e química e nos próximos semestres laboratórios que irão direcionar a formação do profissional na área de engenharia e específicos para a formação do engenheiro ambiental.

Portal Asces – Qual o diferencial do curso da Faculdade Asces?

Hélder Parente – O curso da Asces objetiva formar um profissional voltado para solução dos impactos ambientais negativos oriundos do processo de desenvolvimento que está ocorrendo na região, tratar das questões relacionadas às epidemiologias ambientais e ao crescimento sustentável dos locais em que ele irá exercer sua profissão, seja em nível federal, estadual ou municipal.

Portal Asces – As mudanças climáticas que vem acontecendo no mundo e, principalmente, no Brasil são causadas pela ação do homem?

Hélder Parente – Todos os estudos realizados pelos cientistas ambientais apontam para essa direção. Sabemos que diversas atividades realizadas pelo homem provocam poluição, destruição e degradação ambiental. Estas atividades são chamadas por isso de antropogênicas e são cada vez mais rápidas e maiores. Uma delas é a emissão de gases que provocam efeito estufa, estes gases são responsáveis pelo aumento da temperatura em todo o planeta e provocam as mudanças climáticas que cada vez mais sentimos na própria pele. O homem emite trilhões de toneladas anuais de dióxido de carbono, através da queima de combustíveis fósseis, e todos nós sabemos que o dióxido de carbono é um dos maiores responsáveis por este efeito.

Portal Asces – De que maneira essas mudanças afetam diretamente o planeta e os seres humanos?

Hélder Parente – O que estamos vendo é o clima mudando em várias regiões do planeta, chuvas intensas provocando inundações e enchentes como nunca se viu (em Pernambuco e Alagoas este ano), seca em locais que antes nunca se tinha ouvido falar, provocando diminuição do nível de água dos rios (na Amazônia), geleiras derretendo nos pólos sul e norte (Groenlândia). Estes exemplos são resultados das mudanças climáticas que provocam a perda de vidas humanas como tivemos este ano em cidades próximas a Caruaru e também de bens como: casas, comércios, indústrias, agroindústrias e etc.