O grupo de pesquisa Direito, Filosofia e Lingüística, do curso de Direito da Asces, liderado pelos professores Adílson Ferraz e Armando Andrade, será o convidado de honra do II Colóquio de Estudos Retóricos (http://www.estudosretoricos.com), da PUC/SP. O colóquio acontecerá no dia 21 de outubro e é resultado de um intercâmbio com o Grupo ERA (Estudos Retóricos e Argumentativos), consolidado em congresso de Retórica, realizado na Argentina no final do ano passado, quando o professor Adílson Ferraz esteve presente apresentando trabalho.

A programação do Colóquio também contará com o trabalho de duas alunas do grupo, Elisama Beltrão e Jane Fábia Galvão, para a apresentação de comunicação, na qual as alunas apresentarão a pesquisa que desenvolvem no grupo de pesquisa da Asces. O trabalho das alunas, selecionados entre vários outros inscritos, inclusive da própria PUC, analisam decisões judiciais sobre a questão do aborto de bebês anencéfalos. Já os professores Adílson e Armando proferirão palestras, nas quais apresentarão o arcabouço teórico desenvolvido por eles e os demais alunos do grupo na Asces. “Chamou a atenção dos pesquisadores da PUC a nossa linha de pesquisa, por tratar a Retórica no âmbito das Ciências Cognitivas. Com isso, é grande a nossa expectativa sobre a recepção das nossas ideias pelos alunos e pesquisadores da PUC. A intenção é estreitar os laços com o grupo ERA no sentido de publicarmos obras em conjunto.”, afirma o Professor Armando Andrade.

Além disso, o grupo já apresentou trabalhos em congressos em Buenos Aires (ARG), em João Pessoa e, antes disso, participará do III Colóquio Regional da Aled (Associação Latina de Estudos Discursivos), realizado na UFPE. Para o professor Adílson Ferraz, a interdisciplinaridade é marca do grupo: “A interação entre a Retórica tradicional e a nova leitura que fazemos dela no âmbito do Direito, da Filosofia e da Linguística tem resultado em análises interessantíssimas e originais. Da retórica de Hittler à discussão sobre a Anistia do STF, os objetos de pesquisa são diversificados e mostram a aplicabilidade do modelo que estamos desenvolvendo aqui na Asces e que se destaca pela originalidade da proposta”.