A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) está com inscrições abertas, até o próximo dia 31 de maio, para o programa de intercâmbio de docentes, pesquisadores, e doutorandos de instituições de ensino superior do Brasil e da Espanha. O programa é realizado em parceria com a Direção Geral de Universidades, do Ministério de Educação e Ciências da Espanha (DGU-MEC). Os selecionados iniciarão as atividades em março de 2009.

O objetivo do Programa CAPES-DGU é a formação de recursos humanos de alto nível (doutorado-sanduíche e pós-doutorado) em áreas prioritárias, e o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e espanhóis. As áreas prioritárias são: ciências econômicas, educação, matemática, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e o controle de pragas, e ciências do esporte.

São apoiados projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica. Eles devem conter informações como objetivos, metodologia, cronograma de implementação de bolsas de estudos e missões de trabalho, e plano de aplicação dos recursos de custeio. Devem incluir, ainda, os currículos resumidos dos membros das equipes brasileira e espanhola, além de cópia do projeto do parceiro espanhol. Para participar é necessário ser vinculado a um programa de pós-graduação avaliado pela CAPES com conceitos 5, 6 ou 7, preferencialmente.

O Programa CAPES-DGU concede bolsas de estudo em nível de doutorado-sanduíche e pós-doutorado, passagens áreas internacionais, e diárias para a equipe brasileira na Espanha. Também fornece recursos de custeio no valor de R$ 10 mil reais. A duração dos projetos é de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Para mais informações e inscrições acesse o edital.  (Assessoria de Imprensa da CAPES)

Com informações da Assessoria de Imprensa da Capes.