Será ministrada a palestra: “Atualidades da Portaria 344, RDC nº 44 e SNGPC”, com a participação do farmacêutico Janderley Matos, no auditório da Faculdade Asces, na próxima quarta-feira (8), às 19h, para marcar as comemorações em torno do Dia Nacional da Farmácia. Enquanto que na última quarta-feira (1º) foi celebrado convênio para o funcionamento da Farmácia Escola em novo endereço no centro comercial de Caruaru.

A palestra abordará a Portaria 344, que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, a RDC nº 44, que dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências e o SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados).

Estima-se que no Brasil existam atualmente mais de 50 mil farmácias em atividade. Já na área farmacêutica formam-se aproximadamente nove mil profissionais todos os anos. O mercado brasileiro de medicamentos está entre os cinco maiores do mundo e por isso a importância do Dia Nacional da Farmácia.

A data é considerada uma das mais importantes na área da saúde, pois além da área ser uma ciência crucial é também uma categoria de estabelecimento comercial que no Brasil é muito conhecido e difundido. “Aproveitamos para convidar a todos e a todas para prestigiarem as atualidades no estabelecimento comercial que promove saúde à comunidade, denominado Farmácia”, destacou a coordenadora do curso de Farmácia da Asces, Ana Catarina Simonetti.

O dia escolhido para a comemoração dessa data é em homenagem à primeira convenção dos profissionais do setor farmacêutico que ocorreu na Biblioteca Municipal de São Paulo no dia 5 de setembro de 1953.

Farmácia Escola – Outro marco importante das comemorações em torno do Dia Nacional da Farmácia foi a celebração de convênio para a implantação da Farmácia Escola da Asces no centro comercial de Caruaru conjuntamente com uma das unidades da Rede de Farmácias Diariamente, na última quarta-feira (1º). A assinatura do convênio contou com a participação do diretor presidente da Faculdade Asces, Prof. Paulo Muniz, do empresário da Rede de Farmácias Diariamente, Maurício Neves, da coordenadora do curso de Farmácia, Ana Catarina Simonetti e da farmacêutica, Enúbia Coutinho.

A Farmácia Escola da Asces está funcionando na Rua Martins Júnior, 139, Centro. O horário de funcionamento é das 7h às 21h, de segunda-feira à sábado.

Desenvolvida para capacitar discentes do curso, a Farmácia Escola da Asces oferece através do exercício da atenção farmacêutica, atendimento especializado e a comercialização de medicamentos de todos os tipos a preços de custo. Um profissional farmacêutico estará presente para oferecer orientações à comunidade. “Há duas importâncias centrais com o funcionamento da Farmácia Escola: para o alunado, proporcionará maior conhecimento da assistência farmacêutica dentro da farmácia comercial; para a comunidade, oferecendo o serviço farmacêutico aos clientes da região”, explicou a farmacêutica responsável pela Farmácia escola, Enúbia Coutinho.

Na Farmácia Escola, estudantes de Farmácia, que cursam a partir do sexto período, acompanhados por profissionais, realizarão a dispensação de medicamentos, assistência farmacêutica e acompanhamento para a comunidade em geral, além de orientações sobre saúde e sobre a utilização dos medicamentos.

Na Farmácia Escola da Faculdade Asces serão disponibilizados medicamentos que atendem a demanda local como: antibióticos, antiinflamatórios e diversos tipos de genéricos, além dos remédios de marca.