O IIBDT foi fundado a partir de uma proposta do professor Geancarlo Perone, titular da disciplina de Direito do Trabalho da Universidade Torvergata, em Roma na Itália, com o objetivo de encurtar os laços entre Brasil e Itália no que diz respeito ao Direito do Trabalho
 
Sediado em Recife, o instituto visa primordialmente desenvolver debates sobre temas relacionados ao Direito do Trabalhador, buscando a troca de experiências entre acadêmicos e especialistas na área, no Brasil e na Itália. “O instituto tem caráter científico e acadêmico e visa produzir conhecimento na área de Direito do Trabalho, Sindical, Previdenciário e Direito do Mercado de Trabalho, no âmbito nacional e internacional”, explica o professor Oton Vasconcelos.

No último dia 08 de julho, foi discutida a proposta inicial da criação de fóruns mensais para discurso de temas relacionados ao Direito do Trabalho em diversas faculdades de Pernambuco, além do desenvolvimento da revista acadêmica como forma de promover o acesso ao conhecimento. A ideia é utilizar da interdisciplinaridade envolvendo estudantes e professores das áreas de direito, sociologia, antropologia e administração. “Concentrarei meus esforços em inserir a Faculdade Asces como uma das faculdades integrada nos referidos fóruns mensais para discurso de temas relacionados ao Direito do Trabalho e na publicação de artigos na revista”, comenta o professor Vasconcelos.

Atualmente o Instituto é composto pelo diretor presidente, o professor Everaldo Gaspar Lopes de Andrade, por um Comitê Regional em São Paulo, sob a presidência do professor Amauri Mascaro Nascimento e de um comitê Regional em Minas Gerais, presidido pelo professor Márcio Túlio Viana.