A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou edital para seleção de até 300 candidatos a bolsa do Programa Estágio de Curta Duração na Espanha Capes/Fundação Carolina, destinado a docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação nas modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado.

A seleção consiste em quatro fases, sendo elas verificação da consistência documental; análise do mérito científico da candidatura; priorização das candidaturas pelo Grupo Assessor da DRI; e reunião conjunta entre a Capes e a Fundação Carolina, ou de seu representante, para decisão final. Cada bolsa terá duração de no mínimo três e no máximo 12 meses, improrrogáveis. As atividades serão iniciadas no ano de 2011.

No caso de doutorado-sanduíche, não pode ter usufruído anteriormente no curso de outra bolsa de estágio de doutorando ou doutorado pleno no exterior; não ultrapassar período total do doutorado, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da tese, devendo o tempo de permanência no exterior ser previsto de modo a restarem, no mínimo, seis meses no Brasil para a redação final e defesa da tese; ter completado um número de créditos referentes ao programa de doutorado, que seja compatível com a perspectiva de conclusão do curso; e ter obtido aprovação no exame de qualificação e/ou no projeto de tese.

Para o estágio pós-doutoral, é preciso ter diploma de doutorado obtido há menos de oito anos; demonstrar atuação em atividade de docência e de pesquisa no Brasil compatíveis com o tempo de atuação como doutor; ter carta de aceite da universidade espanhola; estar ciente da necessidade de proficiência no idioma espanhol; e não se enquadrar na categoria pesquisador nível 1 do CNPq ou equivalente, uma vez que esse público deve apresentar suas candidaturas na modalidade estágio sênior.

Além das bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado, os candidatos selecionados recebem mensalidade no valor de € 1.300 para doutorado sanduíche e € 2.100 para pós-doutorado, pago exclusivamente nos meses de efetiva permanência no território espanhol. Seguro saúde e auxílio instalação, pago em uma única parcela no Brasil e passagem aérea de ida e volta.

As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição on-line disponível na página do Programa até o dia 5 de julho de 2010. Para cada modalidade, devem ser anexados eletronicamente os documento discriminados no edital. O resultado será divulgado no site da Capes, com previsão para setembro deste ano.

Mais informações pelo e-mail cpro@capes.gov. br ou pelo telefone (61) 2022-6659.

Fonte: Assessoria da Capes