“Uma nova avenida de investigação foi aberta”, essa foi a declaração do pesquisador Dimas Tadeu Covas, que preside o Hemocentro da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, após a divulgação do estudo que demonstra que as células-tronco adultas mesenquimais estão nas paredes de todos os vasos sanguíneos.

A descoberta realizada pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) tomou cinco anos de estudos foi publicada na edição de março da revista científica internacional "Experimental Hematology".

Antes disso, essas células eram mais encontradas na medula óssea e têm a importância por possuírem o potencial de serem usadas no tratamento de diferentes doenças degenerativas, como lesões cardíacas ou mesmo na origem de componentes do sangue.

Segundo Covas, os resultados da pesquisa ainda são iniciais e agora é necessário entender essa célula para estudar a possibilidade de uso em tratamentos clínicos. "Com a análise inicial, podemos intervir e começar a trabalhar especificamente com células de cada um dos tecidos, para ver como se comportam."

Enquanto o uso de células-tronco adultas é permitido no Brasil, a utilização das embrionárias está sob julgamento no Superior Tribunal Federal (STF).

Leia mais sobre o assunto:
Pedido de vista de Menezes Direito adia decisão sobre uso de células-tronco em pesquisa;   
CNBB ataca aborto e uso de células-tronco;  
Utilização de células-tronco em Odontologia uma realidade bem próxima; 
Embriões híbridos começam a ser utilizados em experiências no Reino Unido;  
Cientistas conseguem células de pele humana em células-tronco;  p>