“O Processo de Trabalho do Assistente Social na Saúde”, foi o título da palestra ministrada na terça-feira (20), na sala de aula da primeira turma de Serviço Social da Faculdade Asces, pela assistente social Soraya Cavalcanti, que atua no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Recife. De acordo com Soraya a área de saúde é a que tem a maior oferta de emprego para a profissão. É um dos maiores campos de atuação do assistente social atualmente. “O mercado de trabalho da região está em franca expansão com a consolidação das políticas públicas. Isso tem aberto um campo enorme na região”, considera.

A palestrante é formada há dez anos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), há seis atua na área de saúde. As alunas do curso ficaram bastante atentas as experiências de trabalho contadas pela assistente, que fez questão de ressaltar o dever deste profissional. “A nossa atuação está pautada no compromisso ético-político com o usuário. Está centrada na assistência ao usuário, a pesquisa e a extensão universitária. Todas as ações do assistente social precisam estar voltadas para o projeto ético-político da profissão”, define Soraya.