O professor Franklin Magalhães e os estudantes do curso de Biomedicina, Maressa Santos e Samyres Iara, do 2º período e Jheysson Cordeiro e Jheysianny Cordeiro, do 6º período participaram entre os dias 13 e 17 de maio, em Porto de Galinhas – PE, da 5º edição do Congresso Mundial de Leishmaniose.

É a primeira vez que o congresso ocorreu em um país que não está na Europa ou na Ásia, continentes que sediaram as quatro edições anteriores do evento. “O WorldLeish 5 teve uma grande importância para nosso país, pois foram definidas metas e estratégias para combater a esta doença, já que o Brasil tem notificação em praticamente todas as regiões e possui um maior número de pesquisadores que estudam esta importante doença tropical negligenciada”, comenta o professor Magalhães.

Estudiosos de todas as áreas do conhecimento relacionadas às leishmanioses estiveram reunidos para discutir a integração de áreas como epidemiologia, clínica, biologia celular e molecular, imunologia, diagnóstico, terapêutica, prevenção e controle. Houve apresentação de 1500 trabalhos científicos e participação de pesquisadores das melhores universidades do mundo, como Cambridge e Harvard. Também houve representação das maiores autoridades nacionais do ministério da saúde e da FIOCRUZ.

“Ficamos impressionados com a organização do congresso, o nível dos palestrantes internacionais e com a presença de pessoas de tantas culturas diferentes em um mesmo evento. Já gostava muito de parasitologia e depois do congresso, não tenho mais dúvidas, quero fazer o mestrado de Medicina Tropical”, comenta a estudante Jheysianny Cordeiro.

O docente da Asces e pesquisador do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Franklin Magalhães, esteve no evento apresentando dois pôsteres:

“Evaluation of the antigenicity of four novel antigenic proteins of leishmania chagasi/infantum as alternatives for the diagnosis of human and canine visceral leishmaniasis”, trabalho de mestrado do egresso Artur Leonel, orientado pelo professor.

“Characterization of new Leishmania Chagasi/Infantum Proteins With Potential for use in the Diagnosi and Immunization Aginst Visceral Leishmaniasis”, trabalho de doutorado de uma estudante do Aggeu Magalhães, também sob orientação do professor.