O Projeto de extensão “Implantação de hortas medicinais nas comunidades de Caruaru”, teve início há um ano com a pesquisa realizada com a população de Caruaru e cidades vizinhas, onde 601 questionários foram aplicados, perguntado quais os tipos de plantas eram mais utilizadas como medicamentos e como são utilizadas. Com esses dados, foi construída uma horta de 80 m², com o cultivo de 20 espécies das plantas mais citadas e de eficácia cientificamente comprovada.

Na última etapa serão geradas mudas para distribuição dessas plantas nas escolas, para que elas sejam utilizadas pelos alunos, em suas casas como medicamentos de maneira segura e barata. “Esse é um projeto desenvolvido para 10 anos, quando chegarmos nos 10 anos, rever os próximos 10. Visando a publicação de artigos científicos, dissertações, teses, PIBIC, TCCs e patentes de plantas medicinais onde possamos gerar novos produtos mais baratos e acessíveis para comunidade”, explica o coordenador do projeto e professor da Asces Arquimedes Melo.

Medicamentos Fitoterápicos

Os fitoterápicos são regulados pela portaria ARD/48 – 2004 da ANVISA, essa é a legislação que regula como deve ser feito esses medicamento, também o Ministério da Saúde preconiza a utilização só na atenção básica a saúde. São os casos atendidos em Programa da Saúde da Família (PSF) e nos postos de saúde – ex: verminoses, dor de cabeça, algumas infecções, inflamações e complicações menstruais.

DÚVIDAS:

O que são os fitoterápicos?

Prof. Dr. Arquimedes Melo – É a extração bruta de uma determinada planta para produção de um medicamento. Não podemos acrescentar e nem retirar uma só substância para essa produção.

Os medicamentos naturais são aqueles feitos em casa?

Prof. Dr. Arquimedes Melo – Não necessariamente. Os medicamentos fitoterápicos também são produzidos em laboratórios, mas existem aqueles que podemos fazer em casa. Ex: lambedor e chá.

Quais os benefícios desse tipo de tratamento?

Prof. Dr. Arquimedes Melo – Têm baixos efeitos colaterais, o custo financeiro é muito baixo, além de você poder ter uma dessas plantas em casa e utilizar quando houver necessidade a qualquer hora.

Qualquer pessoa pode utilizar do fitoterápico?

Prof. Dr. Arquimedes Melo – Sim, mas é claro que qualquer medicamento tem suas restrições, e quem vai se utilizar do medicamento tem que saber se há alguma restrição para aquele tratamento.

O fitoterápico pode substituir o medicamento sintético de marca?

Prof. Dr. Arquimedes Melo – depende do caso, se for algo relacionado as doenças de base (inflamação, algumas infecções, dor de cabeça) sim, caso contrário nunca. Não podemos tratar um câncer, por exemplo, com medicamento natural.