Dentro das diversas atividades programadas para as comemorações da Semana Mundial da Saúde na Faculdade Asces, foi realizada a oficina de Medicamentos Naturais, desenvolvida pelo professor de farmacologia e toxicologia da Asces Arquimedes Melo. “O objetivo da oficina é ensinar aos funcionários e alunos como fazer um remédio caseiro “chamado de lambedor” cientificamente comprovado para o alívio da tosse e secreção”, comenta Arquimedes.

A ideia surgiu com o Projeto de extensão “Implantação de hortas medicinais nas comunidades de Caruaru”, o projeto teve início há um ano com a pesquisa realizada com a população de Caruaru e cidades vizinhas, onde 601 questionários foram aplicados, perguntado quais os tipos de plantas eram mais utilizadas como medicamentos e como são feitas essas utilizações. Com esses dados, foi construída uma horta de 80 m², com o cultivo de 20 espécies das plantas mais citadas e de eficácia cientificamente comprovada.

Na última etapa serão geradas mudas para distribuição dessas plantas nas escolas, para que elas sejam utilizadas pelos alunos, em suas casas como medicamentos de maneira segura e barata. “Esse é um projeto desenvolvido para 10 anos, quando chegarmos nos 10 anos, rever os próximos 10. Visando a publicação de artigos científicos, dissertações, teses, PIBIC, TCCs e patentes de plantas medicinais onde possamos gerar novos produtos mais baratos e acessíveis para comunidade”, explica o professor.