Em comemoração a Semana da Mulher e também ao centenário de Maria Bonita, mulher do cangaceiro Lampião, o Projeto de Adoção de Cidadãos Presos, do curso de Direito da Asces realizará na noite desta terça-feira (09), às 19h, no Fórum Universitário, um Júri Simulado, com o julgamento de Maria Bonita.

A simulação irá acontecer como um procedimento do Tribunal do Júri, com a acusação sendo feita pela professora Perpétua Dantas e a defesa por Ana Maria de Barros. O júri será composto por sete alunos, que se passarão por pessoas da comunidade de Vila Bela (hoje Serra Talhada). Entre as testemunhas de defesa, estará Lampião e entre as de acusação Maria Bezerra, mulher que teve a orelha arrancada por Maria Bonita em crise de ciúmes.

A cangaceira será julgada por crimes contra a vida e contra a segurança nacional e poderá pegar mais de 30 anos de prisão. Essa história curiosa e a oportunidade de vivenciar, de forma simulada, o julgamento da mulher que revolucionou o Cangaço, podem ser conferidas por toda a comunidade, o Júri simulado será aberto ao público. O Fórum Universitário fica em frente à Asces, ao lado da Praça do Estudante.