Dez anos depois de lançado, o Fórum Social Mundial (FSM) volta hoje ao seu berço, em Porto Alegre, para uma edição compacta, mas toda programada para se tornar um tipo de divã das esquerdas no mundo. Em plena crise de identidade, o fórum vai refletir, ao longo de toda a semana, como será sua atuação mundial a partir de agora. Pelo menos quatro vertentes dividem as personalidades históricas: se manter como espaço mundial de ideias avessas ao neoliberalismo, ganhar pernas de ação mais efetivas, se transformar em uma internacional dos movimentos sociais, ou, até mesmo, basear uma 5ª Internacional Socialista, admitindo os partidos de esquerda, que frequentam, patrocinam, mas não têm poder de decisão no FSM.

O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará dessa análise amanhã à noite, em um evento especial, no Gigantinho, onde deve fazer uma avaliação de seus 10 anos de FSM, quase oito no poder. A ideia é fazer um balanço de seus feitos aos movimentos sociais, que têm criticado alguns setores do governo. A previsão é que Lula participe com a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência. Neste ano, Lula estabeleceu condições: o encontro com os outros presidentes latinos deve ocorrer apenas na edição do FSM que tem início sexta-feira, em Salvador.

Assim, Lula desembarca no fórum em Salvador, entre os dias 30 e 31, para receber os chefes de Estado. Dilma deve ter mais agendas nas duas edições. Em Porto Alegre, a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, terá espaços privilegiados.

O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos apresentará uma proposta que exclui os partidos do mando e amplia a projeção dos movimentos. Boaventura disse que o FSM poderia ter duas pernas: se manter como processo e espaço aberto da sociedade civil e firmar uma voz sobre os grandes problemas do mundo.

“Seria um pensamento que pudesse ser apresentado como o do FSM, mesmo que não fosse único”, explica.

Ontem, já era possível ver em cidades gaúchas como Porto Alegre e Novo Hamburgo inúmeras barracas montadas por jovens brasileiros e de outros países, que participarão do fórum nos próximos dias.

FONTE: JC online