Nesta quinta-feira (18), o Projeto de extensão ART realizou mais uma de suas ações, na Escola Municipal Dr. Amaro de Lyra e Cezar – CAIC, que atende crianças de zero a seis anos. A sigla é uma abreviação de Tratamento Restaurador Atraumático, uma espécie de atendimento odontológico minimamente invasivo. A atividade fez parte da Semana Nacional de Responsabilidade Social, na qual a Asces está envolvida.

As atividades desenvolvidas pelo projeto incluem orientações e tratamento odontológico para crianças. Primeiramente, é passada a teoria para os estudantes extensionistas, que buscam meios de transmitir as informações de forma lúdica, e fazem oficinas para preparação de material educativo para abordar o tema com as crianças.

Os serviços acontecem geralmente em escolas da rede pública ou em comunidades carentes. Nos locais, os universitários explicam para as crianças como deve ser feita a escovação, dando detalhes e demonstrando através de macro modelos dentários. Posteriormente, o grupo faz a higiene bucal dos pequenos, aplicação de flúor e triagem para o tratamento. Ao identificar algum problema, é enviada uma autorização a ser liberada pelos responsáveis, que também podem acompanhar o tratamento que é feito no próprio local. Nos casos mais graves, o grupo indica onde buscar o serviço de restauração.

A vantagem deste tipo de tratamento (ART) é que ele não precisa de anestesia nem do consultório odontológico em si para ser realizado. A restauração do dente pode ser feita em campo, apenas com a utilização de algumas ferramentas odontológicas. A professora Angélica Falcão, uma das coordenadoras do projeto, destaca que o material que é usado no ART faz a reparação não somente momentânea, mas que aos poucos, também libera flúor na boca do paciente. “O que é muito importante também como prevenção, pois o flúor controla um pouco a atividade de cárie”, explica a docente.

Eventualmente, também são realizadas palestras com os pais e responsáveis das crianças. Já quando as ações são realizadas na Zona Rural, o grupo busca dar dicas alternativas, como a utilização da escova ecológica, por exemplo. O projeto de extensão “ART” existe desde 2008 e é voltado para estudantes de Odontologia a partir do 3º período. Neste semestre, participam 12 discentes que se dividem em pequenos grupos para visitar diferentes escolas ou comunidades.