Pesquisadores concluíram um estudo que indica outro benefício para a amamentação. Mas, desta vez, o principal beneficiado não é o bebê. E sim, a mãe. De acordo com os pesquisadores da World Cancer Research Fund, amamentar por pelo menos um ano reduz os riscos de desenvolver câncer de mama em até 4,8%.

Através de uma revisão de quatro estudos sobre amamentação, a pesquisa indica que os 12 meses de amamentação não precisam ser contínuos – amamentar dois bebês durante seis meses, por exemplo, teria o mesmo efeito na saúde das mães. "Reduzir o risco em 5% pode não parecer muito, mas quanto mais tempo uma mulher amamentar, mais irá reduzir esse risco", disse Rachel Thompson, que coordenou o estudo.

A pesquisa indicou que a amamentação diminui os níveis de alguns hormônios relacionados ao câncer no sangue das mães, além do corpo eliminar, através da amamentação, quaisquer células que podem ter o DNA danificado nas mamas, o que também contribui para uma diminuição no risco de desenvolver a doença.

Benefícios para os bebês
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), bebês que são amamentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e continuem a oferecê-lo junto a outros alimentos até os dois anos de idade são menos propensos a consumir muitas calorias ou proteínas em excesso e se tornarem obesos.