Foi realizada na terça-feira (11) a fase final do processo seletivo para participação na Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Quatro equipes chegaram a esta fase, que foi composta de duas rodadas de apresentação de argumentos de representantes da vítima (Crystal Tovar) e, por outro lado, o estado (Exclutia) do caso hipotético que pauta o evento deste ano.

O certame durou mais de quatro horas, onde as equipes debateram entre argumentos e respostas às perguntas dos juízes (avaliadores). Ao final, foi declarada vencedora a equipe 8, composta pelos estudantes de Direito Diego de Alcântara Alves e Rubens Martins Soares Silva. Através destes, a Faculdade Asces será representada pelo terceiro ano consecutivo no evento, que é promovido pela Washington College of Law, da American University, Estados Unidos.

Participaram da banca avaliadora os professores Ademario Tavares, Bruno Viana e Marco Aurélio Freire, docentes da casa com experiência na área de Direitos Humanos e de Jurisdição Internacional. Eles estiveram avaliando as oito equipes que participaram desde o começo (somente quatro foram classificadas para a segunda fase), com a avaliação dos Memoriais Escritos, que é uma peça processual equivalente à petição do sistema jurisdicional brasileiro.

A partir de agora, inicia-se a fase de preparação da equipe, que deverá estar em  Washington entre os dias 18 e 23 de maio, para representar a Faculdade Asces. Conheça mais sobre a competição através do site http://www.wcl.american.edu/hracademy/mcourt/ . Você também pode conferir a pontuação de cada equipe que participou da seleção clicando aqui.