Pesquisadores da Universidade de Kyoto publicaram na revista científica britânica "Nature Neuroscience", que o cérebro adulto gera novos neurônios para substituir as células nervosas do bulbo olfatório, que controla o olfato, e do hipocampo, que contribui para a aprendizagem espacial e a memória.

O artigo publicado explica que essas duas áreas precisam de um fluxo contínuo de novos neurônios para a própria manutenção. A equipe identificou as áreas do cérebro que se nutrem das novas células nervosas e acompanharam o processo em ratos de laboratório.

Entre as conclusões do grupo estava a de que quase todos os neurônios de uma camada do bulbo olfatório, após isolamento, foram substituídas por outras novas, enquanto, no hipocampo, a substituição neuronal foi de 15%.

Sem novos neurônios disponíveis, os bulbos olfatórios diminuíram, mas o sentido do olfato dos ratos permaneceu inalterado durante quatro meses. No entanto, os animais esqueceram como se movimentar por um determinado labirinto.

Os especialistas sabiam que o cérebro adulto perde gradualmente células nervosas e que é capaz de gerar outras novas, em um processo denominado neurogênese. No entanto, era desconhecido se esses novos neurônios desempenhavam um papel importante.

Com informações de Agências de Notícias.