Faculdade Asces a partir de terça-feira (02) até sexta-feira (05/08), das 16h às 17h, no auditório da Instituição realizará através do curso de Enfermagem diversas palestras e exposições de trabalhos relacionadas a Semana Mundial do Aleitamento Materno. O evento será realizado simultaneamente em todo mundo pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA).

Também participarão da programação professores dos cursos de Odontologia e Biomedicina ministrando palestras. Já os estudantes do curso de Enfermagem estarão expondo trabalhos sobre o tema no Hall da Instituição. A proposta da WABA para 2011 é: COMUNICAR em 3D! Fazendo enxergar que as ações devem ir além dos consultórios, palestras e salas de aula. Acompanhar a tecnologia e utilizar os ambientes na promoção à saúde em cenários cotidianos e nas redes sociais de comunicação como: twitter, Orkut, facebook, blogs, sites, entre outras ações para atingir o maior número de pessoas.

A partir deste contexto e em consonância com a proposta trazida pela WABA este ano, que a professora e coordenadora do evento na Faculdade Asces, Nayale Albuquerque, surgiu com a idéia de promover a amamentação a partir do ambiente de formação, aos trabalhadores e estudantes da Asces. “Trazendo o evento da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2011 para a Instituição, suscitou a oportunidade de construir o projeto Faculdade Asces Amiga da Criança. Este projeto visa gerar a responsabilidade social e oportunidades de ramificações da pesquisa, ensino e extensão, por envolver os próprios alunos, monitores, trabalhadores da Faculdade e consequentemente, seus familiares, amigos, sociedade, nesta rede de comunicação e conscientização do que é amamentar”, explica a professora.

NFORMAÇÕES:

A WABA é uma rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças e dedicam-se a proteger, promover e apoiar esse direito. Trabalhando com essa questão, buscando soluções criativas e ações que visem assegurar o cumprimento dos direitos das mulheres que trabalham fora de casa.

UNICEF Brasil:

Estudos demonstram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento (Lancet 2008). Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir 22% a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento.

No Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida. O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Para incentivar o aleitamento materno exclusivo e apoiar mães e famílias no cuidado com seus bebês, o UNICEF utiliza, no Brasil, o kit Família Brasileira Fortalecida e o álbum Promovendo o Aleitamento Materno, para que o município assegure o direito da gestante e do bebê ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Também incentiva hospitais e maternidades para que se tornem Hospitais Amigos da Criança, mudando condutas e rotinas responsáveis pelos altos índices de desmame precoce e promovendo a humanização do parto.