O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que vai sancionar a lei que amplia a licença-maternidade de quatro para seis meses. A Equipe econômica do governo alegou perdas e ficou contra a mudança. Mesmo assim, o presidente defende a Lei atribuindo os gastos feitos com o pós-parto uma economia conseqüente redução nos custos públicos com a saúde infantil.

"Vai ficar mais barato do que a quantidade de criança que, por falta da mãe poder cuidar, ficam doentes e precisam ir para o hospital", afirmou Lula.

Além de receber incentivos fiscais e o título de "Empresa Cidadã", a empresa terá que pagar os 60 dias adicionais, mas elas poderão abater do Imposto de Renda o salário bruto dos dois meses extras da licença. Se for sancionada a medida vale tanto para a iniciativa privada como também para o setor público federal, estadual e municipal.

Atualmente, 93 municípios e 11 Estados, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, já permitem que as mães desfrutem de seis meses de licença. A medida deverá entrar em vigor apenas em 2010. 

Fonte infográfico: Folha Online