Foi criada em Pernambuco, através de um convênio firmado entre diversos órgãos de segurança pública, uma frente de combate ao turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes. A parceria firmada entre o Ministério Público Estadual, a Polícia Militar, Vigilância Sanitária, a Diretoria de Controle Urbano de Recife e a Delegacia da Criança e do Adolescente pretende proteger essa faixa da população mais vulnerável a esse tipo de exploração.

O acordo visa desenvolver ações conjuntas durante o período das festividades de Momo nos dois grandes pólos carnavalescos do Estado: Recife e Olinda.

“Essa questão do turismo sexual ainda acontece muito, tanto em Recife quanto em Olinda, e no período do carnaval existe um agravante, porque temos um fluxo maior de pessoas, e é uma época mais propícia a essa exploração de crianças e adolescentes”, conta a promotora de Defesa da Infância e Adolescência Rosa Carvalheira, do Ministério Público de Pernambuco.

A idéia de criar a frente de combate surgiu a partir de uma investigação do Ministério Público, na qual foi identificado um ponto específico de Recife que estaria servindo de cenário propício ao turismo sexual. A meta do convênio é que as ações do grupo possam se tornar permanentes em outras épocas do ano.

"Esperamos um maior fluxo de informações e mais rapidamente se possa identificar esses casos de exploração e se punir com eficácia”, concluiu.

Com informações da Agência Brasil.