No sábado (01) de outubro de 2011, o Projeto Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca, do curso de Odontologia da Faculdade Asces, realizou a última campanha do ano de 2011, na cidade de João Alfredo, no Agreste do Estado.

A equipe coordenada pelo professor Uoston Holder, formada por 50 estudantes do curso de Odontologia do 4º ao 10º períodos e funcionários da Faculdade Asces, percorreram as ruas da zona urbana e rural da cidade, acompanhados pelos agentes de saúde comunitária da secretaria de saúde, batendo de porta em porta realizando exames de detecção de lesões de boca na população. Adultos, idosos e crianças puderam receber exames em casa de qualidade e gratuitamente.

A secretária de saúde da cidade, Márcia de Almeida, explicou o que representou para população de João Alfredo a realização da campanha. “Realizamos uma mobilização nas rádios e carros de som pela cidade, avisando o dia, hora da ação e explicando o objetivo e a importância do exame de boca. Observamos que a aceitação foi a melhor possível e percebemos o quanto foi representativo ter profissionais e estudantes de saúde oferecendo exames gratuitamente e de qualidade para nossa população”, comenta a secretária.

A moradora Maria de Arruda comentou o quanto foi prazeroso receber a equipe em sua casa. “É a primeira vez que recebemos atendimentos de pessoas de fora da cidade para tratar da saúde de nossa boca, achei ótimo, vir alguém no conforto de nossa casa para dizer se precisamos de tratamento ou não”, relata dona Arruda.

Para o coordenador do projeto, professor Uoston Holder, o objetivo da campanha foi alcançado. “Numa população de 30 mil habitantes conseguimos examinar mais de 2 mil pessoas na zona urbana e rural, o que corresponde a 8% da população em apenas um dia. Estamos falando de uma população carente e que dificilmente teria condições de detectar e realizar um tratamento de boca”, comenta Holder.

O professor ressalta que o trabalho não terminou, nove estudantes extensionistas foram escolhidos para tratar as lesões dos pacientes detectados na cidade, todos os sábados, em regime de escala, eles se deslocarão para realizar o tratamento.  Os casos que precisarem de tratamento complexo serão encaminhados às Clínicas de Odontologia da Faculdade Asces, em Caruaru/PE.

Ao todo foram examinados 2.383 pacientes, sendo 1.620 adultos, destes, 210 apresentaram lesões, o que corresponde 12,9%. Na população infantil foram 763 crianças examinadas, destas, 15 apresentaram lesões, o que corresponde 1,96%.

A estudante de 8º período do curso de Odontologia da Faculdade Asces, Glíssia Alves, comentou o quanto é importante para sua formação profissional e pessoal participar do projeto Asa Branca. “O Projeto Asa Branca é de fundamental importância para o meu crescimento profissional e pessoal. Através dele temos a oportunidade de diagnosticar lesões, muitas vezes em seu início, e tornar possível um tratamento digno a pessoas que se encontram numa realidade adversa”, comenta Glíssia.

Durante o encerramento da campanha o coordenador Uoston Holder, divulgou os números para a secretária de saúde do município, estudantes, funcionários da Asces e da prefeitura que participaram da ação. Um ponto marcante foi a despedida de dois estudantes do projeto que irão se formar no final do ano e do depoimento do egresso André Arraes, que enalteceu a importância do projeto para sua formação de vida pessoal e profissional.

Ao final, foi entregue ao professor Holder uma placa de agradecimento pelos serviços prestados a população de João Alfredo naquele dia. Para fevereiro de 2012, o professor comenta que já tem agendado campanhas nas cidades de Queimadas na Paraíba, Altinho e Timbaúba em Pernambuco.

O Projeto Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca, do curso de Odontologia da Faculdade Asces, termina o ano de 2011 com 53 municípios visitados, em mais de 82 campanhas realizadas e distribuídas na Zona da Mata Sul e Norte, região do Agreste e Sertão Pernambucano, visita no Sertão da Paraíba e um no Alto Sertão Sergipano, no município de Canindé de São Francisco.