Pesquisa efetuada em universidade holandesa sugere que o consumo em excesso do café pode diminuir a probabilidade de gravidez em mulheres que já têm problemas de fertilidade. Os cientistas procederam ao estudo de 9 mil mulheres que tinham recebido fertilização in vitro de forma a engravidarem naturalmente.

Uma em cada sete mulheres conseguiu engravidar, mas a pesquisa demonstrou que a probabilidade de conseguirem fazê-lo diminuía em cerca de 26% entre as mulheres que bebiam mais de quatro xícaras de café por dia.

No período estudado entre 1985 a 1995, os investigadores notaram nas suas descobertas que 16% das mulheres acabaram por conceber naturalmente e 45% delas nos últimos seis meses de tratamento. No entanto, os investigadores sublinham que estes dados referem-se a mulheres com baixa fertilidade e que pretendem maximizar as probabilidades de ficarem grávidas.

Segundo o professor Bill Ledger, especialista em fertilidade da Universidade de Sheffield, a cafeína pode ter, potencialmente, um efeito moderado, porém tóxico, nos ovários e esperma, o que poderá representar um problema para aqueles com baixa fertilidade.

Com informações do Portal de Notícias G1.