Uma cerimônia silenciosa lembrou o primeiro ataque nuclear da história, em Hiroshima, no Japão. Um sino soou às 8h15 (hora local), para lembrar o momento exato do 63º aniversário do ataque. O prefeito da cidade recriminou os países que se recusam a abandonar as armas atômicas.

"No ano passado, 170 países votaram a favor de uma resolução do Japão na Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo a abolição das armas nucleares. Só três países, entre os quais os Estados Unidos, se opuseram a tal resolução", afirmou o prefeito Tadatoshi Akiba em discurso no Parque Memorial da Paz.

A bomba, chamada de Little Boy, ou garotinho, foi lançada pelo bombardeiro B29 americano "Enola Gay". A bomba explodiu a 600 metros de altitude, matando aproximadamente, 140.000 pessoas – mais da metade da população da cidade em 1945. No dia 9 de agosto, 74.000 pessoas morreram no segundo bombardeio atômico sobre Nagasaki.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também fez chegar uma mensagem aos sobreviventes de Hiroshima no qual expressou sua "determinação de conseguir um mundo seguro e em paz sem armas nucleares".