Pesquisadores americanos divulgam um estudo no qual é afirmado que ter amigos obesos aumenta a possibilidade em mais de 50 por cento de também se tornar obeso. Como se a obesidade se espalhasse como um vírus. O estudo foi publicado do New England Journal of Medicine, nesta semana.

Ao todo foi analisado o convívio social de 12.067 pessoas de uma cidade chamada Framingham, no Estado americano de Massachusetts.  A pesquisa que dura 32 anos, de 1971 a 2003 mostra que o simples fato de ter um amigo obeso aumenta em 57% a chance de alguém apresentar obesidade. Os Irmãos e cônjuges também geram influência, embora menor – pessoas com irmãos obesos apresentam 40 por cento mais de possibilidade de ficar obesas, enquanto as com cônjuges obesos têm 37 por cento.

Para Nicholas Christakis, físico e professor de sociologia da medicina na Harvard Medical School e coordenador do projeto, uma explicação para o fenômeno é a de que amigos afetam a percepção dos outros sobre gordura. “Você muda a idéia de o que é aceitável no formato de um corpo ao olhar as pessoas ao seu redor”, disse Christakis. 

O mesmo efeito é notado em relação à perda de peso, dizem os especialistas. No entanto, a maioria das pessoas disse estar ganhando peso, e não perdendo. O resultado do trabalho aponta para um epidemia de obesidade.