Brasil está se tornando Referência em pesquisas sobre a Doença de Chagas. A mais nova conquista do país é o Centro Mundial em Química Medicinal para Doença de Chagas, formado por grupos de excelência ligados à Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP) e à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Formado por por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP – ligados ao Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME) e do Laboratório de Química Orgânica Sintética da Unicamp, o grupo atuará diretamente na rede de laboratórios de descoberta de novos fármacos do Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR, na sigla em inglês), da OMS.

De acordo com Adriano Andricopulo, coordenador do novo projeto e do Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC), a OMS lançou os editais para criar os centros depois de fazer longos ensaios e encontrar algumas moléculas de interesse para uma série de doenças tropicais. O centro brasileiro, segundo ele, terá uma missão específica dentro da rede: descobrir candidatos a novos fármacos para doença de Chagas usando como referência duas dessas moléculas selecionadas pela OMS e mantidas sob sigilo total.

Leia mais sobre o assunto no Portal da Agência Fapesp.