A Faculdade Asces e a Aliança Francesa assinaram convênio para oferecer curso de língua francesa aos estudantes, docentes e funcionários da Instituição. As inscrições estão abertas e os interessados podem procurar a coordenação do curso de Relações Internacionais até a próxima quarta-feira (14/03), na sede da Faculdade.

As aulas iniciarão na sexta-feira (16/03), com turmas de no máximo 16 alunos por sala. As aulas ocorrerão às sextas-feiras pela manhã, das 9h às 12h e à tarde, das 14 às 17h e também aos sábados, das 9h às 12h, na Faculdade Asces.

O valor total do curso será de R$ 838,60 ou quatro parcelas de R$ 209,65. Informações sobre o material didático, duração, desconto e demais dúvidas procurar a coordenação do curso de Relações internacionais, na sede da Faculdade ou pelo número do telefone (81) 2103.2000 ramal 2094.

Aliança Francesa no Brasil

A Aliança Francesa está presente no Brasil há 125 anos. Sua primeira Associação foi fundada no Rio de Janeiro, em 1885, apenas 2 anos após a criação da sede, em Paris.

Como na maioria dos países latino-americanos, a presença francesa não se caracterizou por uma imigração de caráter econômico, e sim por um enriquecimento das relações políticas e culturais entre os dois países. Tanto na Monarquia como na República, a cultura brasileira foi extremamente influenciada por artistas e escritores franceses. Igualmente, os acontecimentos históricos na Europa e, sobretudo na França, favoreceram o desenvolvimento da presença cultural francesa.

Durante a década de 60, foram implantados 10 novos comitês da Aliança Francesa. Em 1979, atingiu-se o número de 30 associações com 50 implantações. O francês era então língua obrigatória no ensino secundário. Atualmente a rede conta com 39 associações e 9 centros correspondentes, em praticamente todos os estados brasileiros.

Embora todas as Associações sejam jurídica e administrativamente independentes, a coordenação das atividades culturais e dos programas de ensino é garantida pela Delegação geral, situada no Rio de Janeiro. Atualmente, o responsável pela Delegação geral no Brasil é o Sr. Yann Lorvo, nomeado pela Alliance Française – Paris.

As Alianças Francesas, que já formavam uma rede solidária, estreitaram ainda mais seus laços em 2001 com a fundação da FEBRAF (Federação das Alianças Francesas do Brasil). Esta, atualmente sob a presidência do Sr. Nelson Tadeu Pasotto Pereira, Presidente da Aliança Francesa do ABC Paulista, proporcionará a possibilidade de reforçar a parceria com a Embaixada da França no Brasil e com a Aliança Francesa de Paris.