Governo Chinês anunciou a prisão de 82 homens considerados suspeitos de terrorismo, na região da província de Xinjiang, no oeste do país.
Segundo o governo, as pessoas detidas pelo Departamento de Segurança Pública de Urumqi, capital de Xinjiang, estariam tentando sabotar as Olimpíadas.

De acordo com a polícia local, em janeiro, a polícia local realizou uma operação em Urumqi que resultou na prisão de dois militantes. Dois meses depois, a China revelou a descoberta de um plano para seqüestrar um avião que partia da cidade. Em abril, o governo chinês anunciou que as forças de segurança haviam descoberto vários planos de ataques suicidas e de seqüestro de atletas durante os Jogos Olímpicos.

Segundo o governo chinês, a principal ameaça seria um grupo terrorista chamado de Movimento Islâmico do Turquestão Ocidental (o Turquestão corresponde ao que hoje é conhecido como a província de Xinjiang), que teria ligação com a rede Al-Qaeda.

No entanto, especialistas em segurança internacional questionam o nível de ameaça enfrentado pela China. Alguns ativistas de direitos humanos afirmam que o país exagerou o nível de ameaça para justificar o que chamam de "repressão" aos muçulmanos que vivem na região da província de Xinjiang.

Com informações de Agências Internacionais.