Autora: Valéria Gorayeb (Coordenadora do Bacharelado em Enfermagem)

A profissão da Enfermagem nasceu como prática social ligada aos elementos que compõem a existência e a vida humana em todos os aspectos, na prevenção, promoção e reabilitação da saúde. Sempre exerceu papel fundamental nas ações de proteção aos indivíduos, considerando os determinantes sociais em que estão envolvidos, sobretudo quando tratamos da transmissão e do aumento do número de casos.

Nesse tempo em que vivemos uma profunda incerteza em todos os aspectos da vida, os profissionais de enfermagem travam uma dura batalha contra um agente invisível que os ameaça e os mantém reféns. Grandes são as modificações na sociedade, e enfermeiros e enfermeiras de todo mundo permanecem na luta diária pela vida.

Para os trabalhadores da saúde, o estresse e a pressão de lidar com o ofício, acrescido do risco de adoecer e morrer, provocam severos problemas na saúde mental desses profissionais, aumentando o turnouver e a síndrome de burnout, além de gerar graves problemas como ansiedade e depressão.

O profissional de enfermagem ocupa um dos grupos de maior vulnerabilidade, já que o número de mortos entre profissionais da saúde causa preocupação às autoridades. No nosso estado eles hoje compreendem 33% do número total de casos.

Por isso, o acompanhamento da sua saúde mental é fundamental, seu bem-estar biopsicossocial nessa ocasião de colapso torna-se essencial.

Consequentemente se faz imperativo o cuidado de si próprio. Levando em consideração que esse profissional é a célula mais importante no processo de cuidar. Lembrando que se ele não estiver bem, não poderá cuidar das pessoas.

A priorização de intervalos e descanso entre os turnos de trabalho também são alternativas que devem ser adotadas.

A atenção e monitoramento por parte desses profissionais e de toda equipe de saúde com a criação de espaços laborais que possam ser redutores de sinais e sintomas relacionados aos danos à saúde mental neste momento, mais do que nunca não pode ser negligenciada.

Precisamos evitar que os soldados fiquem pelos caminhos dos campos de batalhas, e que o adoecimento desses seres humanos profissionais seja tratado com o devido respeito.